terça-feira, 26 de abril de 2011

Dia Nacional Do Combate à Hipertensão!!

Com saúde não se brinca e, para alertar sobre o mal, foi criado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, celebrado neste dia 26 de abril. Em relatório, a Organização Mundial de Saúde prevê que, em 2015, teremos 10 milhões de mortes por doenças crônicas no país, como é o caso da pressão alta. Atualmente, considera-se que ela é a doença cardiovascular mais frequente, no país, especialmente entre idosos. Mas não são só eles que sofrem do mal. Gestantes e crianças também estão entre os pacientes que devem tomar cuidado com a pressão alta.

A hipertensão é o aumento da pressão sanguínea no sistema arterial e, além de ser a principal causa de Acidente Vascular Cerebral (AVC), está diretamente relacionada ao infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e à insuficiência cardíaca. Diabetes, sedentarismo, obesidade, estresse emocional, uso abusivo de sal e herança genética são os fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de hipertensão arterial. Existem dois tipos de hipertensão: a primária e a secundária. A primária está associada à hereditariedade e é mais comum. Já a hipertensão secundária surge por motivos específicos, como obesidade, gravidez, uso de drogas, álcool e sal em excesso entre outros fatores.

Em geral, as mulheres tornam-se hipertensas mais tardiamente que os homens: elas, a partir dos 50 anos; eles, a partir dos 40. O distúrbio afeta 10% das grávidas e pode levar ao parto antecipado e, sem tratamento, pode levar à morte. Além de dores de cabeça, cansaço, inchaço e palpitações, se não for tratada a tempo, o quadro pode se agravar, evoluindo para a eclampsia - principal causa de morte materna no país.

Entre os idosos e pequenos, o quadro também exige preocupação. Mais de 70% das pessoas acima de 70 anos têm hipertensão arterial. Estilo de vida e má alimentação levam 5% de crianças e adolescentes a precisarem de tratamento. No Rio de Janeiro, a hipertensão juvenil está em torno de 7%. Em Belo Horizonte e Florianópolis o índice é de 12%. Em Salvador, 4% das crianças e adolescentes têm hipertensão arterial.

A prevenção é o melhor remédio para não sofrer do mal. E não é assim tão complicado: hábitos saudáveis, não consumir álcool em excesso, perder peso e fazer atividades físicas regularmente são as regras para fugir da pressão alta. O perigo da hipertensão é que ela é "invisível", quando surgem os sintomas é sinal de que a doença já fez algum estrago no organismo. Nada de pânico! Ainda é possível reverter a situação e ficar de bem com a saúde. Basta querer

domingo, 17 de abril de 2011

TOP FILMES 2011...

Transformers 3
Gênero: Ficção-Científica/Ação/Aventura
  Data de Estréia: 1º de Julho de 2011.



Piratas do Caribe 4
Gênero: Ação/Aventura/Comédia/Fantasia
Estrelando: Johnny Depp, Penelope Cruz, Ian McShane, Kevin R. McNally, Astrid Berges-Frisbey, Sam Claflin, Geoffrey Rush
Data de Estréia: 20 de Maio de 2011.



Velozes e Furiosos 5
Gênero: Ação/Thriller
Dirigido por: Justin Lin
Escrito por: Chris Morgan
Estrelando: Vin Diesel, Paul Walker, Jordana Brewster, Chris “Ludacris” Bridges, Tyrese Gibson, Sung Kang, Gal Gadot, Matt Schulze, Tego Calderon, Don Omar, Elsa Pataky, Joaquim de Almeida, Dwayne Johnson
Data de Estréia: 29 de Abril de 2011.





Cowboys e Aliens
Gênero: Ficção-Científica/Faroeste/Ação
Dirigido por: Jon Favreau
Escrito por: Alex Kurtzman, Roberto Orci, Damon Lindelof
Estrelando: Daniel Craig, Harrison Ford, Olivia Wilde, Sam Rockwell, Adam Beach, Paul Dano, Noah Ringer, Keith Carradine, Clancy Brown, Ana de la Reguera, Abigail Spencer
Data de Estréia: 29 de Julho de 2011.


Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2
Gênero: Aventura/Drama/Fantasia
Dirigido por: David Yates
Escrito por: Steve Kloves
Estrelando: Kelly Macdonald, Rupert Grint, Emma Watson, Helena Bonham Carter, Robbie Coltrane, Warwick Davis, Tom Felton, Ralph Fiennes, Michael Gambon, Jason Isaacs, Alan Rickman, David Thewlis, Julie Walters, Bonnie Wright, Kelly MacDonald
Data de Estréia: 15 de Julho de 2011.


Mundo Surreal
Gênero: Ação/Drama/Fantasia
Dirigido por: Zack Snyder
Escrito por: Steve Shibuya, Zack Snyder
Estrelando: Emily Browning, Vanessa Hudgens, Abbie Cornish, Jamie Chung, Jena Malone, Carla Gugino, Jon Hamm, Oscar Isaac, Scott Glenn
Data de Estréia: 25 de Março de 2011.



Rango
Gênero: Animação/Aventura/Família
Dirigido por: Gore Verbinski
Escrito por: Gore Verbinski, John Logan, James Byrkit
Estrelando: Johnny Depp, Isla Fisher, Abigail Breslin, Bill Nighy, Stephen Root, Ray Winstone, Beth Grant, Ned Beatty, Harry Dean Stanton, Alfred Molina
Data de Estréia: 4 de Março de 2011.


Crepúsculo 4 Amanhecer
Gênero: Fantasia/Romance/Thriller
Dirigido por: Bill Condon
Escrito por: Melissa Rosenberg, Stephenie Meyer
Estrelando: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner
Data de Estréia: 18 de Novembro de 2011.



SAIBA COMO MANTER A BOA FORMA....

   Se você quer emagrecer ou está feliz com seu peso, mas tem medo de não conseguir manter a boa forma, acalme-se, pois isso é mais facil do que se possa imaginar:
*Tome bastante água por dia, isso ajuda a manter o corpo hidratado.
*Coma bastante fibras, isso ajuda nas digestão dos alimentos
*Quando você sentir que necessita comer algo ansiosamente, procure comer coisas saudáveis.
* Para um corpo saudável é preciso uma pele saudável, então se cuide.
*Pratique vários exercícios físicos, estes são bons para o corpo e para a mente.

* Sempre que estiver indo a algum lugar andando, vá devagar, curta o momento, o estresse envelhece e faz mal á saúde.
*Divirta-se, seja uma pessoa alegre e de bem com a vida.
*Coma de tudo, mas em pequenas quantidades, em vários horários.

*E dance muito, não importa o ritmo.

                          DICAS DAS FAMOSAS: 
SABRINA SATO: 
Para manter suas famosas curvas, a apresentadora do Pânico na TV! investe em uma combinação de dieta e ginástica. Ela consome proteínas magras, frutas, legumes e verduras e carboidratos complexos depois da malhação. Esta dieta ajuda a aumentar a musculatura e dá energia para os exercícios.
Sheila carvalho: 
A dançarina, famosa desde os tempos do É o Tchan pelo seu corpo escultural, usa uma dieta a base de proteínas e tubérculos quando precisa emagrecer, com alimentos como clara de ovo, peito de frango e peito de peru. Além disso, Sheila faz muita ginástica e exercícios físicos.
ALINE MORAIS: 
Para manter seu peso, a atriz procura comer sempre um prato de salada antes das refeições para dimunir o apetite. Ela consome apenas um tipo de carboidrato em cada refeição e evita misturar carne vermelha com carne branca. Na hora de queimar as calorias extras, Alinne mistura ginástica e balé.




quinta-feira, 14 de abril de 2011

Você rói as unhas?

Cuidado com esse vício!

O hábito de roer as unhas, geralmente, começa devido a problemas de nervosismo, ansiedade, estresse, fome ou tédio. Fique atenta, pois esse vício pode causar problemas sérios à saúde. Além de ser esteticamente feio, para começar, retirar a pele da cutícula facilita a entrada de bactérias e vírus que podem se espalhar dos dedos para a boca, causando até infecções na garganta. Também acontece o desgaste dos dentes e a habilidade das mãos pode ficar restringida para certas atividades, já que as pontas dos dedos acabam ficando machucadas. Nos casos mais sérios, pode acontecer de os dedos ficarem deformados ou até uma destruição definitiva das unhas e, para estes, apenas tratamentos com medicamentos podem ajudar.

Música da semana =)

Back to December-Taylor Swift

DIA DO CAFÉ :)

Sim,hoje(14/04)comemora-se o dia do café,uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo.O café é rico,e possui muitos benefícios:

café é uma bebida rica em minerais, contém vitamina B, ácidos clorogênicos, antioxidantes naturais, nutrientes que ajudam a prevenir a depressão e suas conseqüências como o tabagismo, alcoolismo e consumo de drogas. A recomendação dos especialistas é de um consumo de 3 a 4 xícaras diárias, o que estimula a atenção, concentração, memória e o aprendizado escolar.

O consumo diário e moderado de café pelos adultos também pode ajudar ainda a combater a depressão, a quarta principal causa de morte no mundo atualmente, mas que poderá vir a ser a segunda em 2020, conforme informações da OMS (Organização Mundial da Saúde), depois do infarto do miocárdio.
Mas assim como tem benefícios,se consumido exageradamente,o café pode trazer alguns probleminhas,tais como:
Causa enfraquecimento do organismo através da perda de sódio, potássio, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas A e C, bem como do complexo B.
- Possui relação direta com a doença fibroquística (eventualmente percursora do “cancer da mama”).
- Pode causar de polipos,verrugas, psoríases e outras afecções dermatológicas.
- Reduz a taxa de oxigenação dos neurônios.
- Provoca uma maior secreção de ácido clorídico, causando irritações nas mucosas intestinais que causam colites e ulcerações.
- Sua ação é acidificante do sangue, propiciando o surgimento de leucorreias, cistites, colibaciloses e variados acessos fúngicos.Entre outros.
Então,aprecie o bom e velho cafezinho,mas sem exagero tá?

quarta-feira, 13 de abril de 2011

PLEONASMO

Pleonasmo pode ser tanto uma figura de linguagemquanto um vício de linguagem. O pleonasmo é uma redundância (proposital ou não) em uma expressão, enfatizando-a.

Pleonasmo literário
Também denominado pleonasmo de reforço, estilístico ou semântico, trata-se do uso do pleonasmo como figura de linguagem para enfatizar algo em um texto. Grandes autores usam muito deste recurso. Nos seus textos os pleonasmos não são considerados vícios de linguagem, e sim pleonasmos literários.
Pleonasmo vicioso
Trata-se da repetição inútil e desnecessária de algum termo ou idéia na frase. Essa não é uma figura de linguagem, e sim um vício de linguagem.
Pleonasmos literários

"Iam vinte anos desde aquele dia
Quando com os olhos eu quis ver de perto
Quanto em visão com os da saudade via."
"Morrerás morte vil na mão de um forte."
"Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal"
"O cadáver de um defunto morto que já faleceu")
"E rir meu riso"
São exemplos de pleonasmos viciosos:
  • "quero te ver com meus olhos...",
  • "...e com os ouvidos te ouvir "
  • "Amanhecer o dia."
  • "Almirante da marinha."
  • "Prefeitura municipal."
  • "Goteira no teto." (não necessariamente um pleonasmo, já que você pode ter goteiras em outros lugares)
  • "Vereador da cidade."
  • "Surpresa inesperada."
  • "Encarar de frente."
  • "anônimo desconhecido."
  • "Anoitecer a noite."
  • "Entrar para dentro."
  • "Cursar um curso."
  • "Monopólio exclusivo."
  • "Um plus a mais."
  • "Descer pra baixo", "subir pra cima"
  • "Fato real", "ficção irreal"
  • "Sair para fora"
  • "Hermeticamente fechado"
  • "Filho homem"
  • "Herdeiro homem"
 Dicas
Qualquer substantivo coletivo específico é um pleonasmo, quando se indica expressamente o objeto que faz parte do conjunto. É bom lembrar que há dois tipos de substantivos coletivos: o específico e o genérico.
Ex: cardume de peixes, enxame de abelhas, multidão de pessoas.
O correto seria cardume (substantivo coletivo de peixes), enxame (substantivo coletivo de abelhas), multidão (substantivo coletivo de pessoas).

terça-feira, 12 de abril de 2011

MONTEIRO LOBATO PARA SEMPRE!

José Bento Renato Monteiro Lobato  foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel  da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos, artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destaca-se Reinações de Narizinho Caçadas de Pedrinho e O Picapau Amarelo.


TOP 10 dos melhores livros de Monteiro Lobato .


1 - Peter Pan


Ficheiro:Peter Pan 1915 cover 2.JPG


2 - Caçadas de Pedrinho





3 - Dom Quixote das Crianças


Ficheiro:Don Quijote8.png


4 - Geografia de Dona Benta





5 - O Saci





6 - A Menina do Narizinho Arrebitado





7 - Histórias de Tia Nastácia





8 - O Presidente Negro





9 - O Gato Félix





10 - Viagem ao Céu





 Não deixe de ler! Além de exercitar a leitura, você aprende mais! 



Como fisgar aquele gato? ;)

Você conheceu aquele gatinho no colégio e não tem coragem de falar com ele pessoalmente? Uma forma de se aproximar do pretê sem drama é pela internet. Afinal, não há nada de mais em puxar assunto com ele pelo MSN, Facebook, Twitter...

12680109324964_large
Antes de tudo, você precisa adicioná-lo nessas redes sociais. Depois, é só partir para a paquera!

1) Procure conversar com ele sobre assuntos diversos. Mostre que é divertida, simpática, e veja se vocês têm afinidades.

2) Seja sempre você mesma e não invente outra personalidade! Você não vai querer que ele goste de você por uma mentira, vai? Se ele descobrir depois, pode ficar muito desapontado.

3) Não forçe a barra. Não adianta mandar mil mensagens por dia. A insistência vai fazê-lo pensar que você é meio chata, ou pior, desesperada. Você pode e deve tomar a iniciativa de chamá-lo para um bate-papo – de vez em quando –, mas não insista se ele não responder logo.

4) Mostre que é popular e tem vários amigos. Assim, ele vai querer te conhecer melhor!

5) A intenção disso tudo é se aproximar do gato, certo? Então, não hesite em levar isso para o mundo real. Use os assuntos que vocês conversam on-line como pretexto para bater um papo no colégio.


Quem sabe vocês não ficam mais do que amigos? ;)

25 dicas para ser feliz :)

Friends!
1 Abrace sempre!

2 Beije todos que você ama!

3 Aprecie – e dê valor – aos pequenos momentos da vida!

4 Sorria muito e sempre! Faz bem para você e para quem está ao seu lado

5 Banhos de chuva são uma delícia! Eles ficam para sempre na memória!

6 Ame os animais! Eles merecem.

7 Fique brava só com o que realmente merece. O bom humor sempre está em alta!

8 Não resista ao amor. Apaixone-se por tudo que quiser e puder!

9 Conte até três ou até mil para não entrar em uma briga!

10 Fale sempre a verdade. Isso garante sono tranquilo e consciência limpa!

11 Você também pode fazer os outros felizes: ajude sempre que puder, dê presentinhos, mande recados...

12 Respeite as pessoas e os animais! [ver 6] [sugestão: , independentemente da idade]

13 Solte sua voz! Cantar faz muito bem!

14 Transforme simples momentos em cenas inesquecíveis!

15 Saiba escutar. Ouvir os toques de suas amigas faz muito bem!

16 Comemore tudo: aniversário, Dia do Amigo, Natal, Dia da Avó...

17 Às vezes, volte a ser criança: assista a um desenho animado, coma brigadeiro de colher, pipoca...

18 Não fique parada! Dance, dance, dance...

19 Tire muitas fotos! Elas vão render boas risadas e ajudarão a matar a saudade.

20 Independentemente da balança, fique de bem com você mesma. Nada de se sacrificar para ter o corpo ideal!

21 Faça – e receba – carinho. É tão bom...

22 Pelo menos uma vez por semana, tire um dia para cuidar de você!

23 Escreva poesias, músicas, cartas...

24 Aproveite todos os ataques de riso e gargalhadas!

25 Perdoe! Afinal, todo mundo erra...

Cães: tudo de bom!

Quer sair para passear? Então, leve o seu cachorro, porque, além de ter uma companhia agradável, sua saúde pode melhorar.

Em um estudo americano feito com jovens, foi revelado que os adolescentes que têm cães e saem para caminhar com eles se exercitam 15 minutos a mais do que os que não têm. É bom saber que, além de ter um companheiro fiel e descontraído, nossa saúde também pode melhorar quando saímos acompanhados de nosso cãozinho. Algumas celebridades sempre são vistas cheias de disposição ao passear com suas fofuras caninas.
Joe Jonas.
Ashley Tisdale
Se você ainda não tem cachorros, veja 5 motivos para ter um:
  1. Ele sempre vai tratar você bem, mesmo que você chegue estressada da escola;
  2. Se tiver levado um fora do seu paquera, ele estará lá para você abraçar e beijar;
  3. Ele nunca trocará você por ninguém. Afinal, você é dona dele;
  4. No inverno, ele poderá aquecer seus pés quando estiver sentada na frente do computador;
  5.  Mesmo que você namore, ele aceita dividir sua atenção e nunca reclamará por isso.
    " O que leva uma pessoa a maltratar animais? Seres tão indefesos criados por Deus, então concientize-se não maltrate os animais!"

"Bora prá cozinha?"

A arte da cozinha é para poucos, a gente sabe. Mas se aventurar por lá, quando se trata de morango com brigadeiro, quem não curte? Separamos uma receita superfácil de fazer e bem rapidinha para deixar o seu papo com as BFFs (principalmente nesses dias chuvosos) muito mais legal.

Você vai precisar de:

 -1/2 xícara (de chá) de leite;
- 1 gema peneirada;
- 1 lata de leite condensado;
- 200 ml de creme de leite;
- 1 colher (de sobremesa) de margarina sem sal;
- 2 colheres (de sopa) de chocolate em pó peneirado;
- 100g de chocolate meio amargo picado;
- 2 caixas de morango.

A hora do preparo:
Para fazer o brigadeiro, coloque o leite em uma panela, acrescente a gema e mexa bem. Em seguida, adicione o leite condensado, o creme de leite, a margarina e o chocolate em pó. Então, leve a mistura ao fogo médio, mexendo sempre até ficar cremoso. Desligue o fogo, adicione o chocolate picado e mexa até derreter. Espere esfriar. Feito isso, acomode os morangos em uma travessa, um ao lado do outro, e despeje o brigadeiro por cima.

Benefícios da Prática do Esporte para a nossa Saúde.

Hoje em dia a maioria das pessoas – principalmente os adolescentes - estão deixando de lado a prática esportiva; o que muitas vezes leva a um estilo de vida sedentário e provoca distúrbios como a má alimentação, obesidade, tabagismo, estresse, doenças coronarianas, etc.
Auto-estima
A prática regular de exercícios aumenta a confiança do indivíduo.
Capacidade Mental
Pessoas ativas apresentam reflexos mais rápidos, maior nível de concentração e memória mais apurada.
Colesterol
Exercícios vigorosos e regulares aumentam os níveis de HDL (lipoproteína de alta densidade, o “bom colesterol”) no sangue, fator associado à redução dos riscos de doenças cardíacas.
Depressão
Pessoas com depressão branda ou moderada, que praticam exercícios de 15 a 30 minutos em dia alternados, experimentam uma variação positiva do humor já após a terceira semana de atividade etc..

domingo, 10 de abril de 2011

COMO É QUE SE ESCREVE?

Sempre bate aquela dúvida né?na hora de escrever uma redação por exemplo,nao sabe como como oq usar,MAL ou MAU?
 Pensando nisso,nós do Geração Adolescente,vamos dá uma mãozinha,e explicar a diferença.

MAL

A palavra Mal pode ser um advérbio de modo,uma conjução ou substantivo.Opõe-se a BEM,porém quando é empregado como conjução emprega-se como sinônimo de apenas.Exemplos:
 -MAL saiu de férias,já deve voltar para a escola
-Aquele garoto saiu MAL na prova de ontem.

MAU

A palavra Mau,é um substantivo.Opõe-se a BOM e pode ser usado no plural e no feminino,segundo a necessidade.Exemplos:
-Você é um MAU aluno
-Vocês são MAUS.

A arte de ser feliz :)

Acorde todas as manhã com um sorriso.

Esta é mais uma oportunidade que você tem para ser feliz.

Seja seu próprio motor de ignição. O dia de hoje jamais voltará.

Não o desperdice, pois você nasceu para ser feliz!

Enumere as boas coisas que você tem na vida.

Ao tomar consciência do seu valor, você será capaz de ir em frente com muita força, coragem e confiança!

Trace objetivos para cada dia.

Você conquistará seu arco-íris, um dia de cada vez. Seja paciente.

Não se queixe do seu trabalho, do tédio, da rotina, pois é o seu trabalho que o mantém alerta,

em constante desenvolvimento pessoal e profissional, além disso o ajuda a manter a dignidade.

Não se deixe vencer, não seja igual, seja diferente.

Se nos deixarmos vencer, não haverá surpresas, nem alegrias.

Conscientize-se que a verdadeira felicidade está dentro de você.

A felicidade não é ter ou alcançar, mas sim dar.

Estenda sua mão. Compartilhe. Sorria. Abrace.

A felicidade é um perfume que você não pode passar nos outros sem que o cheiro fique um pouco em suas mãos.

O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida, ter o desejo de mostrar o que tem de melhor...
O tempo para ser feliz é agora.

O lugar para ser feliz é aqui!

Momento fofinho do dia! :)

Parabéns Kristen Stewart!

Happy birthday Kristen Stewart!

Mais um ano de vida? Obaaa! Dia 9 de abril é aniversário de 21 anos de Kristen Stewart, que vive a nossa Bella perfeita no filme “Amanhecer” (e que pega o nosso Edward perfeito também, né?). E é para comemorar esta data tão especial que nós reunimos os maiores motivos para amar demais a Kiki.

1. A “musa” dos mais gatosVocê também já parou pra pensar e chegou a conclusão que Kristen é a pessoa mais sortuda do mundo? Porque que outra atriz conseguiu, em tão pouco tempo, contracenar com tantos caras lindos? É Taylor Lautner, é Robert Pattinson, é Garret Hedlund, é Adam Brody, é Jesse Eisenberg. Poxa, KStew, manda esses gatos aqui em casa!


2. Personalidade na modaNas premiações e premieres, Kristen sempre surpreende. A atriz busca looks originais e não tem medo de arriscar. No dia a dia, ela mostra um pouco mais de sua personalidade: opta pelo conforto, mas nem por isso deixa de ser estilosa. Aposta em jaquetas de couro, camisa xadrez e tem uma coleção enooorme de all stars (invejamos todos aqueles modelos vintage, ok?).


3. Ela entra muito nos personagens!Ela não é só a Bella perfeita. Ela também é a Melinda (de “O Silêncio de Melinda”) perfeita, a Em (de “Férias Frustradas de Verão”) perfeita, a Bella (da saga “Crepúsculo”) perfeita, a Joan Jett (de “The Runaways”) e logo mais também será a Branca de Neve perfeita. A atriz é mega elogiada pelos atores com quem trabalha e tem um jeito todo natural de viver cada personagem.
 

4. O namorado mais cobiçado!Ok, desculpem a gente, mas o que é isso? O-que-é-isso? Kristen Stewart pega muito bem. Robert Pattinson é lindo, é engraçado, é talentoso, é romântico, é o cara que todas nós queríamos namorar! Apesar de nunca terem assumido o romance publicamente, todo mundo já sabe que está mesmo rolando.


5. O irmão mais fofo! O que tem de especial nele a gente ainda não sabe, mas ele nos conquista deeemais. Não só pela beleza, mas porque ele sempre acompanha a irmã nos lugares: já foi pra festinhas de elenco, acompanhou as gravações de “Lua Nova” no Canadá e até foi ao Oscar com ela. Taylor Stewart.

sábado, 9 de abril de 2011

Fruta da Semana :)

A laranja é o fruto produzido pela laranjeira, uma árvore da família Rutaceae. A laranja é um fruto híbrido, criado na antiguidade a partir do cruzamento do pomelo com a tangerina. O sabor da laranja varia do doce ao levemente ácido. Frequentemente, esta fruta é descascada e comida ao natural, ou espremida para obter sumo. As pevides (pequenos caroços duros) são habitualmente removidas, embora possam ser usadas em algumas receitas.
 

A casca exterior pode ser usada também em diversos pratos culinários, como ornamento, ou mesmo para dar algum sabor. A camada branca entre a casca e as gomas, de dimensão variável, raramente é utilizada, apesar de ter um sabor levemente doce. É recomendada para "quebrar" o sabor ácido da laranja na boca, após terminar de consumir o fruto.

Curiosidades:
  • A laranja é muito conhecida por ser fonte de vitamina C;
  • Em várias culturas os seus frutos foram conhecidos como "maçãs do paraíso";
  • suco da laranja deve ser servido fresco e gelado. Aquecido, ele perde a vitamina C;
  • para resolver o problema de insonia, pingue algumas gotas de agua de flor de laranjeira no travesseiro etc.
     
     

Páscoa :)

A Páscoa  um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação.



Na Páscoa, é comum a prática de pintar-se ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstratas. Em grande parte dos países ainda é um costume comum, embora que em outros, os ovos tenham sido substítuidos por ovos de chocolate. No entanto, o costume não é citado na Bíblia. Portanto, este costume é uma alusão a antigos rituais pagãos. Alguns dos símbolos que representam a páscoa são: os ovos, velas, coelho, pão, vinho etc.

Ovos de todo tipo para a sua páscoa!

 


 

Mas nunca se esqueça do verdadeiro significado da páscoa:  A ressurreição de Jesus Cristo! 



quinta-feira, 7 de abril de 2011

PONTUAÇÃO!

 pontuações

Existem alguns sinais básicos de pontuação. São eles:
  • PONTO (.) — Usa-se no final do período, indicando que o sentido está completo. Também usado nas abreviaturas (Dr., Exa., Sr.).
Exemplo: Ele foi ao médico e levou uma injeção.
  • VÍRGULA(,) — Marca uma pequena pausa no texto escrito, nem sempre correspondente às pausas (mais arbitrárias) do texto falado. É usada como marca de separação para: o aposto; o vocativo; o atributo; os elementos de um sintagma não ligados pelas conjunções e, ou, nem; as orações coordenadas assindéticas (não ligadas por conjunções); as orações relativas; as orações intercaladas; as orações subordinadas e as adversativas introduzidas por mas, contudo, todavia, entretanto e porém. Deve-se evitar o uso desnecessário da vírgula, pois ela dificulta a leitura do texto. Por outro lado, ela não deve ser esquecida quando obrigatória... 
  Há certos recursos da linguagem - pausa, melodia, entonação e até mesmo, silêncio - que só estão presentes na oralidade. Na linguagem escrita, para substituir tais recursos, usamos os sinais de pontuação.Estes são também usados para destacar palavras, expressões ou orações e esclarecer o sentido de frases, a fim de dissipar qualquer tipo de ambigüidade.

ORTOGRAFIA!

   A ortografia é a parte da língua responsável pela grafia correta das palavras. Essa grafia baseia-se no padrão culto da língua.As palavras podem apresentar igualdade total ou parcial no que se refere a sua grafia e pronúncia, mesmo tendo significados diferentes.
  Essas palavras são chamadas de homônimas (canto, do grego, significa ângulo / canto, do latim, significa música vocal). As palavras homônimas dividem-se em homógrafas, quando tem a mesma grafia (gosto, substantivo e gosto, 1ª pessoa do singular do verbo gostar) e homófonas, quando tem o mesmo som (paço, palácio ou passo, movimento durante o andar).

Quanto à grafia correta em língua portuguesa, devem-se observar as seguintes regras:
O fonema s:
Escreve-se com S e não com C/Ç:
  • as palavras substantivadas derivadas de verbos com radicais em nd, rg, rt, pel, corr e sent.
Exemplos: pretender - pretensão / expandir - expansão / ascender - ascensão / inverter - inversão / aspergir aspersão / submergir - submersão / divertir - diversão / impelir - impulsivo / compelir - compulsório / repelir - repulsa / recorrer - recurso / discorrer - discurso / sentir - sensível / consentir - consensual.

domingo, 3 de abril de 2011

CÂNCER INFATIL

 O câncer no Brasil atinge, entre 12 e 13 mil crianças, anualmente. Estima-se que em torno de 70% das crianças acometidas de câncer podem ser curadas, se diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados. A maioria dessas crianças terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.
 Diferentemente do câncer de adulto, o câncer da criança geralmente afeta as células do sistema sangüíneo e os tecidos de sustentação. enquanto que o do adulto afeta as células do epitélio, que recobre os diferentes órgãos (câncer de mama, câncer de pulmão). Doenças malignas da infância, por serem predominantemente de natureza embrionária, são constituídas de células indiferenciadas, o que determina, em geral, uma melhor resposta aos métodos terapêuticos atuais.
 Os cânceres infantis, quando no início, são facilmente confundidos com patologias menores, comuns em crianças. A presença de gânglios, por exemplo, pode denunciar um linfoma ou leucemia: a barriguinha volumosa pode indicar, ao invés de uma verminose, a presença de tumor no rim ou alças intestinais; enquanto dores de cabeça, inchaços ou distúrbios de visão prolongados, também podem sinalizar algum tipo de câncer.
 As estatísticas mostram que a cada ano, mais de 160 mil crianças são diagnosticadas com câncer no mundo. 80% dos pacientes infantis vivem em países em desenvolvimento. Segundo a União Internacional Contra o Câncer (UICC), nos países desenvolvidos, três de cada quatro crianças com câncer sobrevivem ao menos cinco anos depois de terem sido diagnosticadas, graças aos progressos no diagnóstico e tratamento dessa doença.  Nos países em desenvolvimento, mais da metade das crianças diagnosticadas com câncer tem probabilidade de morrer.

 Os cânceres mais frequentes nas crianças
 Segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, os cânceres mais frequentes na infância são: a leucemia (câncer dos glóbulos brancos), seguida do Linfoma (câncer dos gânglios linfáticos), Tumores cerebrais (câncer que pode situar-se em muitas partes do cérebro), e o Osteosarcoma (câncer dos ossos). Os tumores implicam em 80% de todos os casos.
 A leucemia é o câncer que mais ocorre na infância. Existem vários tipos. Os mais frequentes são as leucemias linfoblásticas agudas, e podem acometer crianaçs com idades compreendidas entre 2 e 8 anos. Depois da leucemia, os tumores do sistema nervoso, são o segundo tipo de câncer mais frequente na infância. Podem ocorrer entre os 5 e os 10 anos de vida. E seguido dos tumores, se encontram os linfomas, que são cânceres que se desenvolvem a partir do sistema linfático. Com menos frequência, pode haver câncer do intestino delgado, no fígado, baço, sistema nervoso, e medula óssea.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo!

A Organização das Nações Unidas decretou todo o dia 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day), desde 2008.

Este é o quarto ano do evento mundial, que pede mais atenção ao Transtorno do Espectro Autista (nome oficial do grupo de diferentes desordens do desenvolvimento que engloba o autismo), que é mais comum em crianças do que AIDS, câncer e diabetes juntos.

Você sabe o que é Autismo? 
Autismo é um transtorno do desenvolvimento no qual uma criança tem dificuldade nas relações sociais, na comunicação e apresenta comportamento repetitivo em algumas situações da vida diária. Sinais de autismo normalmente aparecem no primeiro ano de vida e geralmente antes dos três. A desordem é quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas.
Inclusão Social!
É muito comum crianças que sofrem com o Autismo serem excluídas da sociedade. Incluir crianças com autismo nos processos de aprendizagem é um desafio. Aos professores cabe a tarefa de reconhecer e valorizar a diversidade como elemento enriquecedor do processo de ensino aprendizagem.