sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A alimentação dos adolescentes

Alimentação dos adolescentes
A adolescência é um período de grandes mudanças, desde as físicas até as comportamentais. Com o aumento do tamanho do corpo, em estatura e peso, aumentam as necessidades não só de energia, mas também de ferro e cálcio, importantes para a composição do sangue, músculos e ossos. Por isso, o consumo de alimentos ricos nesses nutrientes é mais do que necessário e deve ser estimulado.


As meninas, especialmente, devem aumentar o consumo de ferro, já que é durante esta fase que acontece a menarca – a primeira menstruação –  que depois se repete todos os meses, com perda de sangue e, portanto, de ferro. Os principais alimentos que contêm ferro são as carnes, aves, peixes, ovos e feijões.


Outra característica típica da adolescência é o crescimento rápido do corpo. Nas meninas, ele acontece antes da menarca. Nos meninos, quando já estão um pouco mais velhos, entre os 13 e os 15 anos. Nessa fase, o gasto calórico do corpo aumenta e deve ser observado para a manutenção de um peso saudável.

As dietas radicais também estão se tornando cada vez mais comuns entre os adolescentes, na busca do corpo ideal, baseado nos ídolos de beleza. Mas esta é uma prática perigosa, que pode afetar a saúde e até dificultar o controle de peso no futuro. 

O ideal é buscar o controle de peso através da alimentação balanceada e dos exercícios. E para que essa prática seja prazerosa, as atividades físicas devem ser inseridas no dia a dia, de preferência com os amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário