domingo, 27 de março de 2011

CHOCOLATE FAZ BEM Á SAÚDE SABIA?

  Ele está por a toda parte.Altamente calórico, o chocolate é o vilão das dietas, mas pode ser consumido com moderação por pessoas saudáveis. Nutritivo, contém vitaminas e sais minerais,  e de substâncias precursoras da serotonina --responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
Chocolate faz bem para a saúde?Alguns estudos, dizem que os antioxidantes presentes no chocolate amargo combatem os radicais livres, retardando, assim, o envelhecimento, e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue.

Ele contém vitaminas --A, B, C, D e E-- e sais minerais, como o ferro e o fósforo. De qualquer modo, por ser altamente calórico, deve ser consumido com moderação inclusive por pessoas saudáveis. O chocolate ao leite e o branco são os menos recomendados, devido às gorduras saturadas presentes no leite.

Qual é a quantidade recomendada por dia?
A Organização Mundial de Saúde não recomenda o consumo de nenhum tipo de doce. Para quem não resiste, o importante é não ultrapassar o limite diário de até 50 gramas, em função dos altos teores de açúcar e gordura.


Qual é o mais e o menos calórico?
O chocolate amargo e o ao leite têm praticamente as mesmas calorias.


O "diet" engorda? E o "light"?
Como não tem açúcar na composição, o teor de gordura do "diet" precisa ser maior, para garantir a mesma consistência. Em alguns casos, ele chega a ser mais calórico que o chocolate comum, por isso é indicado apenas para diabéticos, não para pessoas com restrição calórica. Já os "light" têm menos gordura e, por isso, menos calorias.


A ingestão de chocolate pode trazer benefícios à saúde nas seguintes condições:
desde que seja do tipo amargo (60% -70% de cacau);
não contenha leite na sua formulação (também não deve ser ingerido com leite ou derivados);
consumido em pequena quantidade (alguns estudos sugerem não mais que 25 g por dia);
as calorias ingeridas com o chocolate devem ser suprimidas de outras refeições.
  chocolate ao leite é um alimento altamente calórico, pois sua mistura é composta de grande proporção de carboidratos e gorduras. Os efeitos benéficos dos antioxidantes são anulados pelos efeitos do excesso de açúcar e do aumento de peso.

.Chocolate previne o envelhecimento, uma vez que a massa de Cacau tem grande poder antioxidante, mais que qualquer fruta combatendo os efeitos da idade e alguns cientistas garantem que pode ajudar a prevenir o cancro.

.Chocolate permite reduzir o colesterol, já que os agentes antioxidantes, sobretudo do Chocolate preto impedem a acumulação de gordura na parede das artérias e diminuem a taxa de colesterol mau para sangue e aumentando um pouco o bom colesterol o “HDL – o colesterol benéfico”.

.Chocolate permite perfeita forma física ou mental. Todos os tipos de Chocolate, principalmente, os de leite, são uma fonte de proteínas vitais para o crescimento, recuperação e manutenção do corpo e do cálcio, essencial para a formação óssea. O Chocolate branco contém maior quantidade de cálcio, zinco e vitamina B2 do que o Chocolate puro.

.Chocolate melhora o coração. O Chocolate é o mais novo aliado do coração, este é beneficiado pela teobromina presente no Chocolate. Esta é uma substância estimulante agindo no sistema nervoso central e também no sistema muscular, permitindo o bom funcionamento do coração. E o Chocolate também contém flavonóides, que ajudam a combater a oxidação da circulação sanguínea, melhorando assim a saúde das artérias e do coração.

.Chocolate flexibiliza o raciocínio. O chocolate é considerado um excelente alimento para o cérebro, visto que contém teobromina e tiramina, são duas substâncias que estimulam os neurónios a uma maior concentração.

.Chocolate dá felicidade. A feniletilamina estimula a produção de endorfinas e serontonina no cérebro, sendo conhecida como a “molécula da felicidade e do prazer”, a ela actua numa área relacionada com as emoções – permite aliviar a tensão e ajuda a relaxar. Assim, o Chocolate previne insónia.

.Chocolate cura depressões. Tem efeitos anti-depressivos, porque a teobromina e feniletilamina presentes no chocolate, são substâncias estimulantes de bom-humor. Não deve ser consumido em excesso, pode provocar alterações emocionais, inicialmente dá euforia e aumenta o humor, depois segue-se a depressão e o organismo passa a sentir falta do alimento.

.Chocolate não provoca acne. Não existem estudos científicos que comprovem a relação entre o Chocolate e o aparecimento ou agravamento de acne. O acne, de acordo com o artigo “Maria saúde em forma” da revista “Maria”, n.º 1013, ele surge devido a alterações hormonais e ao stress, o Chocolate só por si não determina o seu aparecimento, mas comer alimentos gordos estimula a pele a tornar-se mais oleosa.

.Chocolate não engorda. O Chocolate puro menos gordura, grande quantidade de magnésio (essencial para liberação de energia para as células), ferro (essencial para a produção de glóbulos vermelhos) com menos valor calórico que o Chocolate de leite e branco. Com a devida moderação é possível desfrutar do prazer de comer Chocolate sem trazer prejuízos ao organismo.

   O chocolate é um alimento, encontrado na forma pastosa, sólida e de bebida doce ou amarga, feito a partir da amêndoa torrada do cacau.O chocolate vem sido usado como bebida desde o começo de sua história.Apesar de o chocolate ser geralmente consumido por prazer, há alguns efeitos positivos para a saúde na ingestão do alimento.Outros efeitos incluem as propriedades anticancerígenas, estimulantes cerebrais e a capacidade de curar diarreias, entre outros. As propriedades afrodisíacas dos chocolates ainda não foram comprovadas.

  
Composição ideal.O chocolate é, sem dúvidas, o alimento melhor balanceado que existe, com uma bem equilibrada associação de cacau, leite e açúcar.O chocolate é perfeito do ponto de vista do equilíbrio energético, isto é, a relação entre a ingestão dos alimentos e o dispêndio de energia.
Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que comer chocolate faz da espinhas ou acnes no seu rosto e corpo?
Eu sinceramente já me cansei de ouvir as pessoas falarem isso, porém sempre fica aquela dúvida no ar, será que comer chocolate realmente favorece o aparecimentos de espinhas ou tudo isso não se trata apenas de uma mera lenda?
  “Não há estudo científico que comprove que chocolate cause acne ou espinhas” 


   Sendo assim você adolescente ou jovem, pode ficar tranquilo quando o assunto são espinhas e chocolate, pois até o momento ninguém provou científicamente que o chocolate é um causador de acnes ou espinhas.No entanto nunca devemos abusar e simplesmente se “empanturrar” de chocolate, talvez realmente ele não faça crescer espinhas ou acnes no seu rosto e corpo, mas a chance de você ganhar uns quilinhos a mais isso é um fato devido ao grande número de calorias que o chocolate contém. O chocolate libera endorfinas, podendo estimular o apetite sexual e causar sensações de bem-estar.
  O chocolate pode ser acompanhado com frutas que também é uma delícia e muuito saldável.
                                           COM MORANGO.
                                           COM ABACAXÍ.
                                           COM COCO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário