sábado, 12 de março de 2011

PRECONCEITO - COMO ELES SÃO VISTOS?

 

 O Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou estranhos. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, racial e sexual.
 O Preconceiro Racial por exemplo, é uma forma de exclusão social bastante comum no mundo, porém, pode observar que o Brasil, apesar de ser um país com população em sua maioria negra ou afro descendente, o racismo é uma prática muito frequente, o que nos leva a pensar em qual seria o verdadeiro motivo para tanta discriminação. 
 Os antecedentes históricos mundiais podem ser considerados como prova de que o negro sempre foi descriminado em todos os aspectos. Não tinham, por exemplo, direito á escola e até a Lei do Ventre Livre ser decretada, não tinham direito nem sobre seus filhos, pois, esses na hora do nascimento eram considerados propriedade dos senhores, como eram chamados os homens de pele branca que tinham condições financeiras de manter sobre seu poder vários escravos e quanto maior a quantidade, maior seria seu prestígio na sociedade.
É fato real que no mercado de trabalho e na socidade, as pessoas da cor de pele negra são menos aceitas que as pessoas de pelo branca. É óbvio que a cor de pele não julga a competência de ninguém, mas, infelizmente, o preconceito existe e deve ser combatido no Brasil, um país negro por natureza, que ainda não aceitou ou não conseguiu aceitar esta realidade. 
É preciso que os negros sejam vistos e tratados como pessoas comuns e normais, afinal, eles são. Não como inferiores aos brancos. Esse é apenas o primeiro passo para á socidade se tonar menos preconceituosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário