quinta-feira, 31 de março de 2011

Primeira vez no ginecologista!


Quando ir?
Não existe uma idade certa para ter a primeira consulta com o ginecologista. O ideal é procurá-lo antes de menstruar pela primeira vez ou logo na sequência, pois esta é a fase em que começam a surgir as dúvidas sobre o corpo.

Prepare-se!
Ok, médico escolhido e consulta marcada. E agora? Na verdade, o ginecologista é um médico como qualquer outro. Então, não precisa ficar com vergonha e nem cheia de receios. E, ao contrário do que você pode imaginar, ele não vai reparar no seu corpo. Então, nada de ficar encucada com odores (normais) que o corpo exala e nem com os seus pelos – depile-se apenas se quiser.
No consultório...
Você está na sala de espera, totalmente apreensiva e morrendo de medo do que vai acontecer por trás daquela porta.Quando o médico diz o seu nome, entram você e a sua mãe. Sim, as garotas menores de idade não podem entrar sozinhas no consultório. Elas devem sempre estar acompanhadas por algum responsável legal.
Primeiro, o médico fará perguntas para conhecê-la melhor. Idade, peso, altura, se você já menstruou, se sente dores ou cólica, se tem corrimento, como é o fluxo da sua menstruação, se tem o ciclo menstrual regular e se é virgem ou não. Ou seja: são perguntas simples e só resta a você ser sincera.


Exame ginecológico
Que medo! Após conversar com você, o médico irá fazer o exame ginecológico... Embora seja uma situação constrangedora e um pouco incômoda para você, é totalmente normal para o médico, pois faz parte do trabalho dele. Se a ideia de ficar nua a faz tremer da cabeça aos pés, relaxe! O médico vai falar para você tirar a roupa, mas pedirá para vestir um avental ou um lençol que facilita muito na hora do exame – e deixa o seu corpo coberto.

Quando você deitar na cama, ele vai começar a fazer os exames e explicar cada passo. “Se a garota for virgem, o exame é bastante simples e serão vistos os órgãos genitais externos e as mamas”, explica Neme. É mais ou menos assim: com uma espécie de pinça, o médico analisa se está tudo bem com a sua vagina e se não há nódulos nos seus seios. Não dói nem um pouco.

Ufa, acabou!
Após o exame, o médico vai se sentar novamente no consultório e explicar tudo o que viu no seu corpo. Se for necessário, irá solicitar alguns exames para ter certeza de que está tudo bem. Quando sair do consultório, converse com a sua mãe e diga o que achou do médico.

" Ir ao ginecologista é necessário, então perca a vergonha e cuide da sua saúde."

Nenhum comentário:

Postar um comentário